Daniel Almeida: Um trabalhador como fiel escudeiro do governo Dilma Rousseff

Brasília, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 - 17:8      |      Atualizado em: 6 de outubro de 2014 - 12:50

DEPUTADO REELEITO

Daniel Almeida: Um trabalhador como fiel escudeiro do governo Dilma Rousseff

Parlamentar baiano conquistou quarto mandato para a Câmara dos Deputados.

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Daniel Almeida foi líder da Bancada do PCdoB na Câmara entre 2009 e 2010

Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso pelo Diap, Daniel Almeida (PCdoB-BA) deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na carreira política. Em Brasília, é reconhecido como um dos deputados mais leais ao governo Dilma Rousseff (2011-2014).

O parlamentar iniciou sua militância política na antiga Escola Técnica (hoje CEFET). Foi presidente do Sinditêxtil e da CUT Metropolitana, liderando importantes greves operárias no CIA e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari e em outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador.

Foi vereador em Salvador por quatro mandatos entre 1989 e 2003. Em 2002, elegeu-se deputado federal. Nas eleições de 2010, foi o candidato mais votado do PCdoB na Bahia, sendo reeleito deputado federal com 135.817 mil votos. Nas eleições de 2014, conquistou mais um deputado. Atualmente, é coordenador da Bancada da Bahia na Câmara dos Deputados. Atuou ainda como líder do PCdoB na Casa entre 2009 e 2010.

Em Brasília, Daniel lutou pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias. Participou das comissões que discutiram a valorização do Salário Mínimo, a reforma sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis.

Propôs também a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização das teles e os aumentos abusivos das tarifas. Atualmente, participa das comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, de Direitos Humanos e a do Trabalho, Administração e Serviço Público.

É destaque ainda a participação de Daniel nas frentes parlamentares de Combate à Pirataria, Educação Profissionalizante, Defesa da Igualdade Racial, do Estatuto de Acessibilidade e de Defesa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Educação Profissional e Tecnológica.

Em outras frentes, o deputado é autor da Lei 11.635/2007 que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. Defende também proposta de redução da jornada de trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.

O deputado nas redes sociais:

www.daniel.org.br/

Facebook.com/depdanielalmeida

@Daniel_PCdoB

Da Redação em Brasília

Com informações da assessoria do parlamentar









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com