Luciana Santos: Defensora dos espaços plurais no Congresso

Brasília, quinta-feira, 25 de setembro de 2014 - 18:12      |      Atualizado em: 6 de outubro de 2014 - 12:54

DEPUTADA REELEITA

Luciana Santos: Defensora dos espaços plurais no Congresso

Deputada pernambucana e vice-presidente nacional do PCdoB, ela tem na democratização da comunicação uma de suas principais bandeiras.

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Luciana Santos assumirá a presidência do PCdoB nacional a partir de 2015

Luciana Santos (PCdoB-PE) tem a fala suave. O sotaque, característico de Olinda, e a cadência de suas frases pode enganar um desavisado, mas são aliados nas lutas que encabeça. No Congresso, é uma das defensoras da democratização da comunicação, dos direitos das mulheres, crianças e demais minorias, e da ampliação da representação feminina no poder. Em seu primeiro mandato, já foi líder da Bancada do PCdoB, relatora de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), presidente de Frente Parlamentar e garantiu em 2014 a reeleição para continuar os embates iniciados em 2011. Em 2015, será a primeira mulher a presidir o PCdoB nacional. Leia também entrevista concedida ao Portal Vermelho.

A luta por espaços plurais, onde as pessoas tenham voz é uma de suas marcas. Entre as pautas defendidas pela parlamentar nessa seara estão a democratização da comunicação, a regulamentação do direito de resposta e as formas de financiamento da mídia alternativa. Luciana tem articulado, ao lado de outros deputados, esse árduo debate no Parlamento. Hoje, os meios de comunicação do país estão concentrados nas mãos de menos de 10 famílias e muitos políticos possuem concessões em seus estados, o que torna a abordagem do assunto ainda mais difícil no Congresso.

A defesa das minorias também é uma constante na agenda de Luciana Santos. Ela é relatora da CPI do Trabalho Infantil, que tem como principal objetivo fazer um diagnóstico da situação brasileira e apontar mecanismos para erradicar o trabalho infantil. Além disso, a deputada se engajou na campanha pelo aumento da representatividade feminina no poder. Única mulher da bancada de Pernambuco no Congresso, tornou-se a porta-voz de suas conterrâneas na Câmara dos Deputados. Foi relatora do Estatuto do Artesão, atividade exercida principalmente por mulheres no país inteiro; defendeu aprovação do PL 6653/2009, da correligionária Alice Portugal (BA), que cria mecanismos para garantir a igualdade salarial de homens e mulheres e esteve ao lado da enfermagem na luta pelo PL 2295/2000, que fixa em 30 horas semanais a carga horária da categoria.

Também foi uma das articuladoras da aprovação da PEC das Domésticas e participou da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher.

Sua vida política, no entanto, não começa na Câmara dos Deputados. Luciana Santos, engenheira eletricista por formação, começou sua militância no movimento estudantil. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco, deputada estadual (1997-2000), prefeita de Olinda por dois mandatos consecutivos (2000-2008) e agora quer voltar ao Congresso para seu segundo mandato.

A deputada nas redes sociais:
http://www.deputadaluciana.com.br/
https://www.facebook.com/deputadalucianaoficial
@deputadaluciana

De Brasília, Christiane Peres
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com