Orlando Silva: + 1 de nós no Parlamento

Brasília, segunda-feira, 6 de outubro de 2014 - 14:34

NOVO DEPUTADO

Orlando Silva: + 1 de nós no Parlamento

Eleito com mais de 90 mil votos em São Paulo, Orlando reforça bancada do PCdoB no Congresso.

Divulgação
Orlando Silva recebe mais de 90 mil votos em São Paulo

O tema de sua campanha (+ 1 de nós) chamou a atenção dos paulistas e paulistanos e garantiu a eleição de Orlando Silva (PCdoB/SP) para a Câmara dos Deputados com 90.641 votos. O novo parlamentar comporá a bancada comunista a partir de 2015 para lutar pelos direitos dos trabalhadores e pelas conquistas sociais democráticas garantidas nos últimos 12 anos.

Baiano de nascença, Orlando adotou São Paulo, cidade onde mora, há 22 anos. Iniciou sua trajetória política ainda na juventude, na década de 1980, no grêmio estudantil. Desde então, participou de grandes lutas do cenário político brasileiro, como o movimento “Fora Collor!”, que levou ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.

Em 1995, foi o primeiro negro a ocupar a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Era um momento de muita ofensiva do neoliberalismo e resistência política de nossa parte, quando o Fernando Henrique Cardoso queria ferir a autonomia universitária, cortando os recursos necessários para a manutenção da atividade das universidades. O governo tratava com repressão e marginalizava os movimentos sociais. Felizmente, houve um acúmulo de força dos movimentos, o que possibilitou a chegada do campo progressista ao poder em 2002”, disse em entrevista ao Portal Vermelho.

Foi ainda vereador pela capital paulista e ministro dos Esportes durante a segunda gestão do governo Lula. Na Pasta, realizou os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Parapan-Americanos de 2007. Entregou seis mil obras de infraestrutura esportiva em todo o país, de quadras em escolas até grandes complexos esportivos, ampliando a prática em todos os estados.

Na Câmara, Orlando – que atualmente preside o PCdoB no estado de São Paulo – se agregará à luta pelo avanço das conquistas implantadas nos governos Lula e Dilma. Nas redes sociais, o futuro parlamentar agradeceu a votação recebida. “Agradeço a todos que confiaram em mim, nas minhas ideias, na minha história e no meu Partido. Vou honrar a confiança de cada um de vocês. Seguimos firmes na luta! Muda a trincheira, mas o sonho é o mesmo”, escreveu o parlamentar em sua página no Facebook, após o resultado do pleito.

O deputado nas redes sociais:
https://www.facebook.com/orlandosilvasp
@OrlandoSilva_Jr

De Brasília, Christiane Peres









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com