Projeto pretende proibir cursos à distância na área da saúde

Brasília, quinta-feira, 9 de março de 2017 - 16:58      |      Atualizado em: 16 de março de 2017 - 11:20

EDUCAÇÃO

Projeto pretende proibir cursos à distância na área da saúde


Por: Maiana Neves

Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defende que formação adequada de um profissional da saúde não acontece sem contato com a comunidade.

Reprodução da Internet

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal (BA), apresentou nesta semana o Projeto de Lei (PL) 7121/17, que busca proibir a autorização e o reconhecimento dos cursos de graduação da área da saúde que sejam ministrados na modalidade Educação à Distância (EaD). Para a parlamentar, a formação adequada destes profissionais não se pode realizar sem o contato e a integração com a comunidade.

“Apresento esta proposta porque apoio a Resolução nº 515/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se posiciona contrariamente à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado à distância. As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm em suas competências, habilidades e atitudes prerrogativas de uma formação para o trabalho em equipe de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, à luz dos princípios do SUS. Por isso, reitero meu posicionamento acerca da necessidade de formação presencial dos profissionais da área da saúde”, afirma Alice.

A deputada explica, no entanto, que não é contra educação à distância, mas que o projeto pretende impedir prejuízos que cursos à distância podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, uma vez que não há a devida integração ensino, serviço e comunidade.

No projeto, o termo “cursos de graduação da área de saúde” foi usado para abranger todo o campo da formação em saúde, compreendendo os cursos de Farmácia, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, entre outros.

 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com